UNITT, um jeito único – e premiado – de morar


Um projeto que conseguiu o equilíbrio ideal entre a privacidade dos seus moradores e a própria convivência entre eles. Talvez tenha sido este o segredo do sucesso do UNITT Urban Living, empreendimento da SKR que fora premiadíssimo no Brasil e no Exterior desde a sua entrega, em março de 2014.

O conceito desenvolvido pelo escritório Basiches Arquitetos Associados, em parceria com a Adesa Arquitetura e o paisagismo de Benedito Abbud sobrepôs plantas duplex (todos as unidades ali tem este perfil) de diferentes metragens, o que contribuiu para o surgimento de “vazios” nos andares, transformados em amplas áreas de encontro para os moradores. “Estes espaços de convivência entre os apartamentos proporcionaram também a entrada de luz natural, melhoraram a circulação e quebraram, de certa forma, uma monotonia que os prédios atuais têm”, avalia o arquiteto José Ricardo Basiches.

Para ele, o UNITT – vencedor do prêmio O Melhor da Arquitetura 2014, promovido pela revista Casa Cláudia, da Editora Abril – é resultado de um esforço multidisciplinar que levou a todos os envolvidos a pensar de forma mais abrangente. “Foi um projeto concebido com muito cuidado em cada detalhe, onde todos puderam pensar no prédio na sua totalidade”, diz Basiches.

O arquiteto ressaltou ainda que o grande mérito da SKR foi permitir e estimular este diálogo entre as partes do processo. “Graças a este apoio da empresa é que nós atingimos nosso objetivo de uma arquitetura bem resolvida plasticamente e funcionalmente também”, concluiu.