Arquitetura em foco


Nelson Kon é formado em Arquitetura pela FAU-USP (1983), mas sua relação com as formas, os materiais e os espaços se dá através das lentes de uma câmera. Kon se especializou em fotografia de arquitetura e urbanismo, sendo, hoje, um dos nomes mais importantes do assunto no Brasil e no mundo. Suas imagens podem ser conferidas em diversas revistas especializadas, livros e galerias de arte.

Com a SKR, Kon realizou um ensaio muito especial no canteiro de obras dos edifícios UNITT e PASCAL, e usou algumas das imagens no livro “Coleção IPSIS de Fotografia Brasileira”, em uma edição dedicada a sua obra.

Admirador dos grandes mestres de sua arte no século XX – Henri Cartier-Bresson, Robert Frank, Bressai e Yukio Futagawa –, e auto-denominado “fotógrafo de edifício”, Nelson Kon defende que a melhor percepção da arquitetura se dá no contato físico e real. “A arquitetura não pode ser substituída pela imagem: você precisa ir até o local para sentir as formas e não tentar entender o projeto através de uma fotografia”, disse em uma palestra recente.

Confira na galeria de imagens o ensaio fotográfico nas obras.