Réinventer Paris


Em 2014 a prefeitura de Paris convidou arquitetos de todo o mundo a proporem “projetos urbanos inovadores” e reimaginar o futuro da cidade. Dando início ao primeiro concurso deste tipo no mundo, o Réinventer Paris contou com 23 propriedades localizadas tanto no centro como na periferia de Paris, sendo 10 prédios históricos que serão retrofitados e 13 terrenos que receberão projetos totalmente novos. Os vencedores das melhores propostas arquitetônicas/urbanas e financeiras foram divulgados em fevereiro/2016, e passaram a ser os proprietários de suas áreas de intervenção, antes pertencentes à Prefeitura. 

Essa iniciativa da Prefeitura tem o intuíto de transformar esses terrenos em plataformas de inovação urbana para reinventar os modos de viver, trabalhar e comercializar em Paris.

O concurso reuniu uma equipe de arquitetos franceses, brasileiros, suíços, italianos, norte-americanos e chilenos, entre eles estão Alex Washburn (Chief Urban Designer de NY na era Bloomberg), NNBJ (EUA), Carlo Ratti (Italia/EUA), Paulo Mendes da Rocha (BRA), Philippe Rahm (SUI), Triptyque (FRA/BRA), MMBB (BRA), Edouard François (FRA), Andrade Morettin (BRA), Philippe Chiambaretta (FRA), Alejandro Aravena (CHI), Angelo Bucci (BRA), Marcio Kogan (BRA), Joly&Loiret (FRA). 

Foram apresentadas um total de 815 propostas para os 23 espaços de Paris, sendo que um dos projetos não teve nenhuma proposta vencedora.

Conheça os projetos que irão “Reiventar Paris”: http://www.reinventer.paris/fr/sites/