Revista Monolito SKR | Antares


Antares (1996/1999), São Paulo
Por Fernando Serapião 

Localizado na região da avenida Paulista, em São Paulo, este prédio de escritório está implantado na esquina das alamedas Ministro Rocha Azevedo e Jaú, próximo ao edifício Atlantis, também incorporado e construído pela SKR e desenhado pelos mesmos arquitetos.

Ele possui treze pavimentos destinados a escritórios, sendo 11 deles divididos por dois conjuntos por andar, com 109 metros quadrados cada um. Os conjuntos de cobertura são ocupados pela sede da SKR.

A torre é revestida por vidro espelhado e a esquina é demarcada, no alto do prédio, por quatro saliências das varandas em balanço. Por outro lado, o volume envidraçado é delimitado por uma empena lateral, junto à divisa maior, com pequena inclinação e três aberturas circulares.

Um dos destaques do desenho é o térreo, sem gradil, que amplia visualmente o espaço público com generosa praça de acesso e um restaurante. A entrada de visitantes da torre é voltada para a alameda Ministro Rocha Azevedo e o volume transparente da recepção contrasta com o vidro espelhado do restante do prédio. Ali, chama a atenção o pilar isolado, de seção circular, revestido com folha de madeira do mesmo padrão das áreas comuns do edifício.

Por outro lado, nas faces voltadas para a alameda Jaú, ficam o acesso à garagem e a loja do térreo. Graças à condição do terreno, com desnível caindo da esquina para ambas as vias que o limita, o subsolo de garagem é parcialmente aflorado. Já a loja, na mesma cota da recepção do edifício, ocupa um volume que se destaca da fachada envidraçada. Com paredes inclinadas e revestidas de seixos, ele comporta um restaurante aberto ao público, que ajuda a dinamizar a vida urbana.

Edifício Antares
Local São Paulo
Data de início do projeto 1996
Data de término da obra 1999
Área do terreno 844 m²
Área construída 6.609 m²
Arquitetura, interiors e Paisagismo Isay Weinfeld e Marcio Kogan (autores)
Paisagismo Arboreum
Estrutura Aluizio A. M. D`Ávila
Incorporação e Construção SKR