Escritórios Vergueiro


Os Escritórios Vergueiro, empreendimento comercial localizado na rua Pirapitingui no bairro da Liberdade em São Paulo, foi entregue em junho desse ano. Seguindo a mesma linha de sucesso dos Escritórios Europa (100% vendido em 72 horas), Escritórios Paulista (100% vendido em 72 horas) e o Green Design Office Santana (100% vendido), os Escritórios Vergueiro teve seu lançamento em 2013 e teve 100% das vendas concluídas em apenas 30 dias. 

Com localização diferenciada, na região mais movimentada da cidade, ao lado da Av. Paulista, a 100m da estação de metrô São Joaquim, próximo a hospitais, 1400m do Fórum João mendes, cercado de lojas de conveniências, farmácias, shopping centers e com acesso a importantes vias de São Paulo: as avenidas 23 de Maio, Paulista e rua Vergueiro.  

O projeto contempla uma fachada contemporânea com pele de vidro, simétrica e com frente para as duas ruas, além de praça de entrada, porte cochère, espelho d` água, marquise de recepção, lobby com pé direito duplo e praça de convivência com infraestrutura para café. Um projeto que privilegia o convívio e a qualidade de vida no trabalho.

Com salas comerciais de 36 m² a 79 m², com possibilidade de junções, os escritórios possuem terraço em todas as unidades, previsão para piso técnico elevado de 10 cm e flexibilidade de layouts para todos os conjuntos.

História do Terreno e da Vizinhança

Rua Pirapitingui, 80 no bairro da Liberdade, foi um edifício da antiga residência de Alfredo Pujol que possuía uma belíssima biblioteca, onde com o tempo alojaram-se cerca de 200 coleções de revistas médicas nacionais e estrangeiras, além de milhares de livros. Posteriormente, uma ala do novo edifício foi inaugurada em 18 de outubro de 1945, o Hospital São Lucas.

Nele trabalharam muitos médicos do Brasil e de vários países do mundo. O diretor, Eurico Branco Ribeiro, médico e jornalista brasileiro, realizou 31.500 cirurgias em sua vida profissional, tendo sido considerado um dos maiores cirurgiões de gastrectomia do mundo, além de mestre na comunicação escrita, onde publicou mais de 200 trabalhos científicos.

Ao lado do terreno, o casarão Casa Ramos de Azevedo, foi construído em 1891, residência de Ramos de Azevedo e de sua família por várias décadas. Em 1985 o imóvel foi tombado e atualmente funciona a Global Editora que é proprietária do imóvel.

Escritórios Vergueiro
Local: São Paulo
Data de início do projeto: 2013
Data de término da obra: 2016
Área do terreno: 2.038 m²
Arquitetura: MCAA Arquitetos e Basiches Arquitetos Associados
Interiores: Basiches Arquitetos Associados
Paisagismo: Núcleo Paisagismo
Incorporação e Construção: SKR
Fotos: Leonardo Finotti