Revista Monolito SKR | Atrium VII


Atrium VII (2001/2005), São Paulo
Por Fernando Serapião 

Este edifício corporativo está localizado na Vila Olímpia e possui 14 pavimentos destinados a escritório. Os andares. com cerca de 420 metros quadrados cada um, possuem planta em L, que pode ser dividida, igualmente, por dois usuários. No vértice do encontro do L foi posicionada a torre de circulação vertical e ficam os acessos aos conjuntos. Parte dos conjuntos é voltada para um átrio, que possui a mesma altura do prédio e é delimitado externamente por uma grelha circular, com vãos de 3,6 por 3,6 metros de lado, sem caixilho. Se o átrio cria um ambiente incomum e monumental em todo o prédio, ele conforma, no térreo, uma praça central, onde se dá o acesso ao edifício. 

A grelha ajuda a sombrear o prédio e o átrio se insere na tipologia desenvolvida pelo escritório de arquitetura em outros prédios da região. Além das grelhas estruturais e dos átrios, alguns destes edifícios são conectados entre si, formando uma rede de circulação semipública dentro das propriedades privadas. Com essa generosidade - realizada por incorporadores, arquitetos e condôminos -, o ambiente urbano ganha vitalidade num trecho da cidade com quarteirões muito largos. Particularmente, o Atrium VII conecta, como se fosse boulevard, a rua Pequetita, na qual está implantado, com a rua Helena, do outro lado do quarteirão, fazendo fluir o trânsito de pedestres durante o horário comercial.

Edifício: Atrium VII
Local: São Paulo
Data de início do projeto: 2001
Data de término da obra: 2005
Área do terreno: 1.600 m²
Área construída: 12.819 m²
Arquitetura: Aflalo & Gasperini - Gian Carlo Gasperini, Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman (autores); Luana Radesco e Renato Paolini (coordenadores); Marcos Bertoncello, Fernando Pardo, Paulo Katz e André Pennewaert (equipe)
Paisagismo: Isabel Duprat
Luminotécnica: Franco & Fortes
Fachada: Mário Newton Leme (consultoria); Luxalum (fabricação e montagem)
Estrutura de concreto: Júlio Kassoy e Mário Franco 
Fundações: Fundacta
Elétrica, hidráulica e climatização: MHA Engenharia
Comunicação Visual: Univers design
Incorporação: SKR e Sandria
Construção: SKR
Fotos: Nelson Kon