Prêmio Master Imobiliário 2009


Retrofit como expressão de uma arquitetura audaciosa

Num mundo como o nosso, onde há escassez de toda ordem de recursos, não poderia ser mais acertada a lógica dos investidores imobiliários: não deixar que as edificações envelheçam.

No Canadá e nos Estados Unidos, por exemplo, os gestores de edificios sabem que a renovação das construções, por meio do retrofit das instalações em ciclos de 20 anos, faz parte do planejamento da operação. Mais: o retrofit é encarado como uma oportunidade imobiliária de reinserção das edificações mais antigas na dinâmica evolução das cidades.

Um achado – As empresas SKR e Cyrela Brazil Realty não tiveram dúvidas ao fazerem a aquisição de duas torres, com mais de 30 anos de vida, que abrigavam antigos escritórios de uma companhia pública. Um verdadeiro achado em meio à escassez de terrenos disponíveis para incorporação em uma das localizações mais estratégicas da capital paulista, a Avenida Nove de Julho, no Jardim Europa.

“No retrofit dos Escritórios Europa tivemos o cuidado de implementar soluções audaciosas, como a criação de um segundo subsolo, que exigiram técnicas muito avançadas de engenharia. As torres foram minuciosamente planejadas para atender, com funcionalidade, a todas as necessidades de seus novos ocupantes, profissionais liberais e empresas de serviços. A arquitetura da fachada, em linhas contemporâneas, com moderna pele de vidro, foi concebida de tal forma que preservasse o valor icônico das formas de influência modernista do projeto original. Por todas essas características, o empreendimento Escritórios Europa agrega valor à cidade, é a arquitetura como expressão de seu tempo”, conclui Silvio Kozuchowicz, diretor executivo da SKR.

SKR Engenharia e Cyrela Brasil Realty
Escritórios Europa

Case: Escritórios Europa
Categoria: Retrofit
Localização: São Paulo/SP
Empresas: SKR Engenharia e Cyrela Brazil Realty
Diferencial: O novo empreendimento incorpora modernas fachadas de pele de vidro, ao mesmo tempo que preserva o valor icônico das formas de influência modernista do projeto original.