Monolito Edição 21


SKR Mourato (2014/_)

Este edifício de apartamentos foi idealizado para um lote na rua Mourato Coelho, na Vila Madalena, bairro da zona oeste da capital paulistana. Com 38 unidades residenciais, o desenho do prédio se destaca pelo arranjo de diferentes tipos de apartamento, que resulta em volume dinâmico, fugindo da tipologia convencional de edifício do gênero, que usualmente empilham uma planta-tipo criando uma torre homogênea.

As unidades possuem um ou dois dormitórios (que variam de 50 a 120 metros quadrados) e podem ter um ou dois piso, o que potencializa ainda mais a combinação.

A composição trabalha pela justaposição de dois volumes paralelos, implantados no sentido longitudinal do lote separados por uma malha metálica. No volume mais ao norte ficam os apartamentos de dois quartos nas extremidades, enquanto seu miolo é ocupado pelas circulações comuns, tanto vertical quanto horizontal. Neste lado, o material predominante é o concreto e o volume é mais fechado que aberto. No volume ao sul, por sua vez, ficam as unidades de um quarto. Ali, há mais aberturas do que vãos fechados e um tratamento mais rico no uso de materiais.

O acesso de pedestre é marcado por pé direito duplo, onde se destacam o painel artístico de ladrilho hidráulico e a tela metálica que protege a circulação do primeiro andar. Entre os equipamentos comuns localizado neste piso, destacam-se a piscina e a sala de ginástica.