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Categoria
Inspiração
Data
20/05/2021
Inspiração
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20/05/2021
A visão sobre o morar está mudando com grande velocidade nos últimos anos. As pessoas deixaram de somente “habitar” em suas residências, e passaram a buscar um novo conceito, ligado a diversos conceitos. Maior praticidade, mobilidade, infraestrutura interna, relacionamento com o entorno. São tantos aspectos que geraram as construtoras o desafio de criar uma verdadeira experiência aos seus clientes.
Isso levou muitas incorporadoras a repensar a forma de pensar seus empreendimentos, exigindo que elas sempre tivessem um passo à frente para surpreender os consumidores. A saída foi olhar para a inovação e tecnologia com mais atenção, o que impulsionou a criar áreas dentro de seu próprio organograma focadas somente em desenvolver esse caminho, com a contratação de pessoas com diferentes escopos de experiência, além de um forte investimento para dar vida às novas soluções e ideias.
De olho nesse movimento e assumindo o protagonismo nessa questão, a incorporadora SKR decidiu investir na inovação como parte de sua estrutura de negócio. Desde 2012, quando entregou um empreendimento no Campo Belo com carregador de carro elétrico, a empresa decidiu criar uma área totalmente voltada para pensar a inovação para sua atuação e seus produtos. A materialização dela ganhou um nome: Skwiz Lab, um braço da construtora com foco em entender problemas e desenvolver novas soluções sustentáveis, que tem a tecnologia como base, para proporcionar aos moradores dos seus empreendimentos uma verdadeira experiência de morar.
O time do Skwiz Lab conta atualmente com mais de 10 profissionais, com formações diferentes, mas que se complementam entre si para dar vida às novas ideias. Em 2021, a área de inovação da SKR já recebeu cerca de R$ 1 milhão em investimentos, o que mostra a importância do trabalho feito para elevar cada vez mais a qualidade dos empreendimentos. “Hoje a SKR já desponta no mercado com uma empresa que se preocupa com a inovação em seu negócio, que se traduz no aprimoramento de um ecossistema de serviços sustentáveis cada vez mais completa e que está sempre indo além”, afirma Carlos Castro, Head de Inovação da SKR.
Essa plataforma de serviços a que o executivo se refere é o Apepê, um hub de serviços que ativa e integra a área condominial dos empreendimentos da SKR, de maneira sustentável. Criado em 2015 sob o nome de Compass, a plataforma tem como objetivo gerar para os usuários uma nova experiência de morar – desde o reparo na unidade até a retirada de uma encomenda através dos lockers inteligentes.
O Apepê já está presente em empreendimentos da incorporadora, como o Nomad, MOOU, entre outros e, em breve, será ofertado para empreendimentos que queiram oferecer algo mais para os moradores. Em processo constante de evolução, a cada novo desenvolvimento tecnológico, o aplicativo vai ganhando novas funcionalidades. Basicamente, ele trouxe modernização e facilidade para uma série de situações do dia a dia dos moradores, como autorizar a entrada de um visitante, receber aviso sobre a chegada de uma encomenda, contratar um serviço de manutenção e até mesmo se comunicar com seus vizinhos, por meio de chat. “Nós quebramos o modelo tradicional de funcionamento da rotina de um condomínio com inovação”, ressalta.
Para Castro, o hub permitiu aos usuários ter mais tempo para cuidar de outras tarefas mais importantes. Por outro lado, possibilitou uma maior integração entre os próprios moradores dos condomínios. “Tem gente que mora há anos em um prédio, não conhece seu próprio vizinho, e muito menos aproveita o seu próprio condomínio”, aponta.
Várias novidades estão chegando ao Apepê, graças ao trabalho incessante de novos desenvolvimentos do Skwiz Lab. Por meio do aplicativo é possível ter acesso a outros tipos de facilidades que tornam a rotina menos complicada. Entre os exemplos estão: a redução do consumo diário de papel, através do Mural de Avisos/Recados digital, o aviso de visitantes diretamente à portaria e a reserva de área comuns do condomínio.
Quando bate uma fome e o armário de casa está vazio, o usuário não precisa se deslocar do condomínio para comprar alimentos e bebidas. Pelo sistema Grab and Go, ele tem acesso a produtos pensados para a demanda do condomínio, atendidos muitas vezes por fornecedores locais, e ainda faz o pagamento de sua compra pelo aplicativo.
Pelo Apepê, o usuário também pode contratar o serviço de lavanderia externa. O morador faz a contratação dentro do aplicativo e pode deixar as roupas sujas dentro dos armários inteligentes. A lavanderia busca e entrega novamente no armário, quando o sistema avisa o usuário que suas roupas já estão disponíveis para a coleta, com um QR Code.
Outras funcionalidades estão ligadas à possibilidade de contratação de serviços como limpeza, personal trainer, dog walker, agendar horário no salão de beleza etc., além de geração de conteúdo para impulsionar cada vez mais a utilização do app. “Queremos que o Apepê se torne um aliado importante do dia a dia, no qual o morador poderá utilizá-lo para tudo”, diz.
Segundo Carlos de Castro, o trabalho de desenvolvimento da área de Inovação da incorporadora é incansável e nunca para. “A inovação perde esse caráter em pouco tempo. Por isso, o pensamento voltado para a busca de novas soluções é uma constante, pois nunca chegamos ao final do caminho. Acompanhamos a evolução da vida das pessoas e do mercado, e com isso ajustamos nossa rota para estar sempre um passo à frente no oferecimento de novas alternativas para tornar a experiência de morar cada vez mais surpreendente”, conclui.