Desculpe, mas você terá uma experiência de usuário influenciada por conta de:
Categoria
Arquitetura
Data
22/04/2021
Arquitetura
|
22/04/2021
O bairro do Campo Belo é repleto de encantos. E são eles que atraem um número cada vez maior de pessoas que buscam viver em uma região que oferece toques cosmopolitas que se harmonizam com a tranquilidade e aconchego. Ao andar pelas ruas é notável o seu desenvolvimento. Casas carregadas de belas histórias que dividem espaço com prédios modernos que trazem a proposta de um novo conceito de morar. Passado e presente “conversam” por meio da arquitetura.
Com arquitetura composta por elementos colhidos de diferentes fontes, estilos variados, o Campo Belo traz empreendimentos clássicos e modernos e construções com pé-direito duplo em varandas e moradores que não abandonam a região por nada.
Antes desse movimento de modernização, que trouxe novos ares para a região, o Campo Belo já foi totalmente rural, nessa época, nem de longe trazia traços de um urbanismo que viria marcar a criação do bairro. Enormes residências e grandes fazendas dividiam espaços na antiga Vila de Santo Amaro. Uma das avenidas mais conhecidas da região, inclusive, faz homenagem a uma das famílias proprietárias – Vieira de Morais.
O início da transformação da região veio a partir da inauguração da linha férrea da Companhia Carris de Ferro São Paulo-São Paulo, no final do século XIX, que também recebeu imigrantes – em grande parte alemães, que até hoje marcam presença no Campo Belo. Com a instalação de linhas de bondes elétricos o bairro ganhou mais um atrativo para a expansão e a ampliação com novas moradias.
Hoje o Campo Belo atrai moradores que buscam qualidade de vida e estão em busca de desfrutar o que o bairro tem de melhor. A vida ao ar livre é um traço marcante. Pessoas costumam circular a pé - graças ao terreno plano que facilita os trajetos e a área verde, que convida a momentos de contemplação - seja para tomar um gostoso café da manhã nas padarias ou cafeterias, seja para fazer compras no comércio local.
Em termos de infraestrutura, o bairro possui um forte comércio com pequenas lojas de rua, farmácias, supermercados, açougues, agências bancárias e hospitais. Não é preciso pegar o carro para resolver praticamente nada fora do perímetro e o shopping Ibirapuera traz conforto para quem quer acessar um centro de compras em ambiente coberto e busca diversidade de opções.
Outro ponto alto do bairro é sua localização estratégica. Delimitado pelas avenidas Bandeirantes, Vereador José Diniz, Santo Amaro, Roberto Marinho e Washington Luís, o bairro Campo Belo ainda oferece fácil acesso para quem gosta de pegar uma estrada, seja para curtir uma praia ou o ar do interior.
O perfil de moradores hoje é diverso. Descendentes de famílias centenárias, que viram o bairro nascer, hoje se misturam com jovens que curtem a agitação. A mobilidade atraiu muita gente para a região. O bairro conta com a estação de metrô Campo Belo, da linha Lilás, que, nos anos 2000 agregou ainda mais praticidade para o transporte. Para os próximos anos, será implantada a estação Congonhas, que passará pelo Aeroporto de Congonhas e fará a interligação com outras linhas.
Um dos pontos que trazem a versatilidade do bairro e vale a pena destacar é que lá viveu o Vilanova Artigas, arquiteto brasileiro cuja obra é associada ao movimento arquitetônico como Escola Paulista. Sua casa hoje se transformou num charmoso Centro Cultural composto pelo Instituto Casa Vilanova Artigas (ICVA), que abriga um café com centro de exposição, salas de coworking e um jardim. Um espaço multidisciplinar que resume a natureza do bairro de forma elegante e cultural. Mas há espaços para todas as idades e locais que agradam crianças, famílias e curiosos em absorver novos conhecimentos. O espaço de recreação Passatempo oferece uma excelente infraestrutura para os pequenos, com brinquedoteca, sala de artes e de estudo. Quem aprecia música clássica pode desfrutar de tardes embaladas pelos concertos da Sociedade Filarmônica Lira, de origem alemã.
A infraestrutura educacional é outro ponto forte da região. Os moradores não têm dificuldade de encontrar boas opções de escolas para os filhos, incluindo desde instituições mais tradicionais, até colégios bilíngues, como o Colégio Vértice, que que faz parte da iniciativa Schulen: Partner der Zukunft (PASCH), uma rede global com mais de 2 mil escolas, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e com o Instituto Goethe.
A harmonia entre os diversos perfis de moradores também se traduz na convivência entre as diversas religiões. Sinagogas dividem espaço com igrejas protestantes, tradicionais igrejas católicas – entre elas a São João de Brito – e o famoso centro espírita kardecista Seara Bendita e o Arquivo Histórico Presbiteriano.
Quando o assunto é lazer, opções de diversão não faltam. Desde bares para quem curte uma agitação noturna e happy hours até restaurantes com uma gastronomia diferenciada. Por conta da descendência, a culinária alemã é bastante forte na região, com restaurantes como Miester Stube, Zur Alten Mühle, Bierquelle, Weinstrube, além de comida francesa, escandinava e um churrasco de primeira qualidade na NB Steak.
Em alguns períodos do ano, o bairro celebra suas origens. A colonização alemã mostra suas tradições nas festas mais famosas da região: Maifest, realizada em maio, e a Brooklinfest, em outubro. Ao som de uma música bastante animada, os moradores e visitantes desfrutam de uma infinita variedade de pratos germânicos, o tradicional chopp alemão, entre outras atrações.
O bairro do Campo Belo reflete a sinergia com a cidade. Por conta de suas ruas planas, os passeios a pé são bem-vindos e é quando se pode observar o equilíbrio entre as edificações, já que o perfil dos imóveis do bairro é misto. Todo mundo sabe que o melhor lugar para se morar é onde a gente se sente bem, mas o Campo Belo é uma região que oferece qualidade de vida com suas áreas arborizadas e inúmeras comodidades aos moradores. E Viva o Campo Belo! Confira o nosso futuro lançamento no Campo Belo.