Desculpe, mas você terá uma experiência de usuário influenciada por conta de:

  • Javascript desabilitado no seu navegador;
  • Navegador antigo/desatualizado;
  • Conexão lenta;
  • Dispositivo lento;
  • Bateria baixa;

Nossos canais de atendimento

Ícone de emailÍcone de telefoneÍcone de whataspp
Ícone de perfil

Portal do cliente

Categoria

Arquitetura

Data

25/06/2020

Compartilhar

Arquitetura

|

25/06/2020

Segurança: uma das protagonistas em nossos projetos

Tecnologia permite novos avanços e aumenta ainda mais a participação dos moradores no controle e gestão. 

Falha humana dos profissionais, seja por falta de treinamento, ingenuidade ou alta profissionalização dos bandidos são problemas recorrentes nos condomínios de São Paulo, assim como em qualquer outro lugar do mundo. A preocupação com a segurança tornou-se um item que, hoje, tem grande importância no projeto de um empreendimento – algo que antes era pensado com ênfase somente com o início das instalações da infraestrutura, hoje, já é item de série. E o olhar para esse assunto mudou. Ações isoladas tornaram-se verdadeiras soluções integradas que visualizam a segurança não somente do morador da porta para dentro, mas para o condomínio e seu entorno.

É desse jeito que a SKR estrutura segurança em cada empreendimento que concebe. Segundo Carolina Barbosa, da área de Projetos da incorporadora, a segurança é analisada de acordo com as particularidades de cada lançamento e reflete sobre alguns exemplos interessantes. “A clausura, elemento importante no controle de acesso, pode surgir na forma de uma praça de convivência e não ser percebida como espaço limitado e ainda assim, garantir a segurança do morador”, explica.

Com a tendência de integrar cada vez mais os empreendimentos com o seu entorno, a incorporadora procura aliar a arquitetura com a questão da segurança. Para isso, adota várias estratégias, como por exemplo, a adoção de acessos convidativos e, ao mesmo tempo generosos com as calçadas. “Há praças, jardins exuberantes, soluções paisagísticas e arquitetônicas que garantem o uso adequado de fechamentos como muros, grades e vidros”, afirma Carolina. Se há a presença de grades, por exemplo, elas estarão sempre “camufladas” por jardins. “O fechamento do edifício o protege, sem negar sua relação com a calçada”, enfatiza.

Ainda na parte da união arquitetura e segurança, os projetos da SKR vêm acompanhados de um criterioso projeto luminotécnico, implementado principalmente nas áreas de integração entre a calçada, espaço público e o empreendimento, o que colabora com a segurança e, por outro lado, valoriza o paisagismo.

Tecnologia

A tecnologia trouxe ganhos significativos para o incremento dos projetos de segurança dos condomínios. Em todos os empreendimentos da SKR, as câmeras de segurança contam com sistema digital, que garantem uma ótima qualidade de resolução de imagem e facilita a identificação das pessoas que se movimentam pelos prédios, áreas comuns e entorno. Para evitar a ocorrência de acidentes, nos muros são instalados sistemas anti-intrusão por infravermelho. “Essa solução evita a instalação de elementos físicos como telas e cercas elétricas”, diz Carolina.

Com a tendência de redução das equipes de segurança nos condomínios cada vez mais forte, os moradores estão se tornando parte integrante – e importante – da gestão da segurança do condomínio. Nos prédios, a inclusão de sistemas de controle de acesso por biometria e cartão para entrada, assim como a entrega dos apartamentos com fechaduras eletrônicas já são uma realidade de longa data na SKR. “Isso garante ao morador o controle de entrada e saída de outras pessoas em sua unidade quando ele não se encontrar em casa”, afirma Carolina. Se o prédio contar com uma unidade por andar, o elevador poderá ter dispositivo de controle de acesso.

A inclusão de avançados sistemas tecnológicos de segurança à distância permite ao morador acompanhar a entrada da visita pelo monitoramento virtual. Além disso, o morador SKR conta com o aplicativo Compass, que facilita o cadastro de visitantes, agendamento prévio de entregas, entre outros. “Isso tudo faz com que o controle de entrada e saída seja mais seguro”, reforça Carolina. Segundo ela, o reconhecimento facial é o próximo grande passo da tecnologia de segurança.

Com a maior busca pela praticidade, o delivery se tornou um ponto de atenção nos projetos de segurança. De acordo com Carolina, é necessário um cuidado especial nas entregas e distribuição. “Em alguns casos, seu armazenamento é temporário e tem que ser feito em segurança. Para isso, temos destinado salas específicas, com lockers dotados com QR code, nos quais o morador é avisado via aplicativo de que houve uma entrega para ele e o acesso será feito por um determinado código”, conclui.

 

Ícone de email
Ícone de telefone
Ícone de whatsapp
Ícone de chat