Desculpe, mas você terá uma experiência de usuário influenciada por conta de:
Categoria
Inspiração
Data
18/06/2021
Inspiração
|
18/06/2021
A pandemia fez com que uma grande parte da população tivesse que levar o escritório para dentro de casa. A necessidade de adaptar um espaço para o home office despertou muitas dúvidas sobre como encaixar um cantinho para cuidar da vida profissional sem mexer muito com a decoração dos espaços ou mesmo atrapalhar o uso habitual do espaço escolhido.
Em muitos casos, a sala de estar foi o local escolhido para adaptar o trabalho remoto. Para àqueles que têm tem filhos pequenos houve até mesmo a necessidade de criar um cantinho especial da brincadeira onde as crianças pudessem ficar com seus brinquedos enquanto a mãe ou o pai trabalham.
De acordo com o grupo de arquitetos da incorporadora SKR, a sala de estar pode ser uma alternativa para colocar o home office, pois muitas vezes é neste local que possuímos um espaço para criar um pequeno ambiente adequado para a atividade profissional. Há um mito de que o escritório deve ser montado em um cômodo fechado onde fica uma mesa, cadeiras e livros. É preciso desmistificar essa ideia.
As salas de estar, em sua grande maioria, são versáteis, com um layout funcional, que permite a adequação do espaço a fim de criar um escritório sem excluir suas referências de decoração.
Mas nem por isso o escritório precisa invadir a sala de estar. O importante nos ambientes integrados é delimitar as áreas de forma funcional e equilibrado com a decoração. Uma dica é sempre escolher os móveis e objetos que vão compor o home office no mesmo estilo do ambiente.
Além disso, os próprios móveis podem servir como delimitadores de espaço, tais como mesa, cadeira, prateleiras e gaveteiros. Vale a pena até investir em uma parede com uma cor diferenciada, um novo papel de parede ou até mesmo um tapete para a área do escritório. Os cestos de vime que servem para guardar objetos pessoais também dão um toque de funcionalidade e elegância.
A mesa pode ser de madeira com uma tonalidade puxada para o natural, pois trata-se de uma composição que casa bem com a luminosidade que vem da janela ou da varanda. Se a sala tiver uma vista voltada à uma paisagem verde, por exemplo, o escritório instalado próximo à janela permite uma conexão com a natureza.
A cadeira não precisa ser sisuda, como as de escritório. Uma dica é optar por modelos confortáveis com estofados e nas cores que sintonizam com os tons dos móveis da sala para criar um ambiente alinhado e harmônico.
Iluminação
A iluminação deve ser um ponto importante a ser considerado na hora de posicionar o escritório na sala de estar, principalmente em relação à varanda. Existem vários apartamentos que recebem a luz do sol durante quase o dia todo. Por isso é fundamental pensar neste aspecto, para que essa iluminação seja favorável e não danosa a captação da câmera de seu computador.
Por estar em um ambiente de descanso e lazer, o home office neste ambiente pode convidá-lo para um descanso, caso ela conte com a presença de uma TV, por exemplo. Fazer pausas é importante para que o trabalho não fique cansativo, além de evitar que o local escolhido para trabalhar não se torne pesado. O alerta fica para a sua produtividade, saber dosar e organizar os momentos de respiro e trabalho, são muito importantes para o uso do espaço de forma adequada.
Personalização
O escritório na sala de estar pode trazer objetos que também tiram o ar de um ambiente corporativo. Que tal trocar o porta-lápis comum por aquela caneca diferente que está guardada na cozinha? Ela pode trazer bastante estilo ao guardar canetas, lápis e tesoura.
O céu é o limite na hora de deixar o local de trabalho com a sua cara!