Categoria
Inspiração
Data
08/02/2022
Inspiração
|
08/02/2022
O bairro da Vila Clementino, situado entre a Vila Mariana e o Ibirapuera, tem algumas peculiaridades. A mistura de diversos estilos arquitetônicos chama a atenção de quem passa pela região: prédios residenciais de alto padrão, casas antigas e edifícios comerciais modernos compõem a receita para um bairro único.
Por ali, a vida fervilha, por conta da presença de grandes centros comerciais, como é o caso do Shopping Santa Cruz, da estação do metrô, a presença da Universidade Federal de São Paulo e outros estabelecimentos variados.
Mas tem outro ponto que também desperta a curiosidade de quem passa pelo bairro ou vive por lá: as vias importantes, centrais e longas, que atuam como tradicionais pontos de referência. E outras, além de cumprir essa função, ainda unem bairros, como é o caso da rua Loefgreen, que se estende desde a Moreira Guimarães e 23 de Maio até a Ricardo Jafet, na Saúde.
Um pouco de história
A rua, que mais parece uma avenida, ganhou o nome Loefgren em 1932, como forma de homenagem ao botânico sueco Johan Albert Constantin Löfgren, que se estabeleceu no Brasil em 1874 e aqui realizou um trabalho de destaque na área da botânica.
Em 1877, Löfgren assumiu o posto de engenheiro da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, mas foi na Comissão Geográfica e Geológica do Estado de São Paulo que posteriormente ele iniciou seu trabalho de botânica no País.
Depois disso, atuou na Comissão de Obras contra as Secas, rodando o Brasil – o que lhe rendeu conhecimento suficiente para desenvolver estudos específicos sobre o tema e publicar relatórios científicos.
Em 1913, Löfgren foi morar no Rio de Janeiro, onde passou a trabalhar no Jardim Botânico e viveu até seu falecimento, em 1918, com 63 anos de idade.
Conforto e mobilidade
A rua Loefgren conta com vários comércios que ficam instalados dentro desse ambiente arquitetônico diverso. Indo no sentido Ibirapuera, a oferta de infraestrutura, comércios e agito é maior, enquanto no sentido Ricardo Jafet, mais próximo da Saúde, o cenário é mais bucólico, marcado pela forte presença de residências.
De olho no conforto e mobilidade que a Vila Clementino oferece, juntamente com essas características da rua Loefgreen, a SKR desenvolveu um empreendimento no endereço: o Leaf. Com localização privilegiada, o projeto promete ser um divisor de águas na região, trazendo arquitetura moderna que mistura elementos urbanos com muito verde.
Oferecendo unidades que vão desde studios de 26 m² a apartamentos com área útil entre 123 m² a 164 m², o empreendimento atende às necessidades de famílias, com ou sem filhos, e solteiros que buscam um espaço mais compacto.
“A rua Loefgren foi escolhida a dedo para a construção do Leaf, que une todos os benefícios e facilidades da região com a infraestrutura que o padrão SKR oferece”, conta Silvio Kozuchowicz, CEO da construtora.