Categoria
Arquitetura
Data
26/05/2020
Arquitetura
|
26/05/2020
SKR investe pesado na realização de um rigoroso protocolo de testes e ensaios para garantir a segurança dos empreendimentos que entrega aos seus clientes.
O controle de qualidade de um empreendimento é um dos passos mais importantes para o seu sucesso. É um trabalho que não é visível ao cliente, porém, na somatória final, exerce uma grande importância, sendo vital para sustentar e garantir uma entrega bem-sucedida, premiando o comprador com um produto de alta qualidade. Na SKR Incorporadora, esse processo é levado à risca e tem início quando ainda o sonho dos futuros moradores está no coração.
Responsável pelo controle de qualidade da empresa Gabriel Junqueira, gerente de engenharia, destaca que ele e sua equipe entram em ação a partir do momento da intenção de compra do terreno. São feitos ensaios laboratoriais para a tomada de decisão. “Nós fazemos a caracterização do solo, classificação e auxiliamos a diretoria na compra, definindo que tipo de tratamento e destinação poderemos aplicar” -explica.
A partir deste passo, o processo construtivo começa e novos processos são iniciados. A realização de sondagens, projeções de desempenho e aderência as normas de desempenho norteiam desde a concepção, andamento e conclusão dos ensaios no empreendimento. São testes de caracterização de desempenho estruturais, com rigoroso ensaio de controle tecnológico, que avalia a “saúde” da estrutura de concreto que vai sustentar o edifício. “Ao longo dos testes, temos ensaios destrutivos e de monitoramento. A estrutura é tema de muita preocupação, sendo projetada para que ninguém se preocupe com qualquer degradação”, reforça.
Na sequência, é a vez da checagem dos itens de aderência ao sistema estrutural, compondo bases e superfícies de acabamento dos edifícios, com ensaios de alvenaria, chapisco, massas de assentamento, contrapiso, massas internas e externas, revestimento de gesso, sistemas de fixação, batentes, portas, vidros, caixilhos, guarda-corpos, elevadores, tubos e conexões, cabos, e demais sistemas especiais. “Fazemos ensaios de aderência e arrancamento. Em relação aos traços e dosagens, avaliamos se a mistura dos componentes oferecem um bom comportamento e aderência às normas, o que é uma garantia de maior vida útil aos sistemas invisíveis aos olhos dos clientes. Voltamos a utilizar traços tradicionais com traços de cimento e areia, minimizando patologias, evoluindo nosso processo construtivo” – explica Gabriel.
Outro controle importante que é feito, no estudo, durante a obra, refere-se ao processo de escolha e fabricação dos itens que compõem o produto - apartamento – e que diz respeito aos itens térmico e acústico. Neste caso, é feito um check-list final, incluindo portas, janelas e compartimentos para certificar se todos oferecem o desempenho correto. Esse processo conclui nosso rigoroso processo de check-list, com processos da ISO 9.001 que aplicamos em todas as obras, afirma Gabriel. O cuidado com os detalhes na operação da obra, a adoção de matéria prima de qualidade, formação de equipe e líderes cada vez mais comprometidos com o propósito difundido tem rendido um produto de maior qualidade, com baixo índice de reprovação nos testes – abaixo dos 5%.
Processos em evolução
No empreendimento Moou, um dos lançamentos de alto padrão da SKR que será entregue no próximo mês na capital paulista, os processos de controle de qualidade atingiram mais um degrau de evolução. “Percebemos o quanto estamos amadurecendo cada vez mais nessa etapa do empreendimento”, aponta Gabriel. Desde a especificação, cuidado ainda maior na escolha dos materiais, concepção do produto. “Cada vez mais, nos colocamos no lugar do cliente, acompanhando e adotando inovações tecnológicas para entregar o que tem de melhor, buscando entender o que pode fazê-los cada vez mais felizes e satisfeitos com a escolha e compra realizada.