Desculpe, mas você terá uma experiência de usuário influenciada por conta de:
Categoria
Inspiração
Data
18/10/2021
Inspiração
|
18/10/2021
Estamos vivendo uma tendência de valorização da natureza e de incentivo à coleta seletiva nos condomínios. A necessidade de cuidar do planeta e preservar os recursos está cada vez mais latente nos lares e também é uma preocupação dentro da SKR Incorporadora e Construtora.
Não é à toa que ela assumiu como propósito o mote de Arquitetura Viva e entende que um empreendimento vertical deve ser repleto de vida e compor de forma harmoniosa a paisagem urbana. Silvio Kozuchowicz, diretor-presidente da empresa, afirma: "Queremos dar algo novo para a cidade de São Paulo, por isso estamos promovendo a cultura da sustentabilidade em nossos projetos.”
O Moou Vila Madalena, empreendimento entregue pela construtora em 2020, é um exemplo de Arquitetura Viva promovido pela SKR. Com uma única torre, o residencial foi projetado para ser sustentável com a gestão do lixo gerado, separação de resíduos sólidos e preparo para compostagem, além dos tradicionais meios de reciclagem.
No pacote da sustentabilidade também são incluídos itens como ponto de recarga para carros elétricos, bicicletário e sistema de bike sharing. Apesar de as leis começarem a abordar o tema só este ano, a SKR vem se adaptando à tendência dos carros elétricos desde 2014, quando já começava a preparar seus empreendimentos para a nova forma de abastecimento. Ao todo, hoje já são mais de seis projetos pensados com a infraestrutura para recarga de veículos elétricos disponível em todas as vagas de estacionamento.
Ainda para o Moou, a SKR contou com a ajuda de Verônica Polzer, da Polzer Ambiental, que cuidou da curadoria do projeto e salienta: “São pequenas ações como essas que movem o mundo. Nossa missão é colaborar com o bem-estar humano e social, e a SKR está sempre buscando a promoção da qualidade de vida dos moradores”.
Isso não fica apenas nas áreas comuns dos prédios e muita gente continua com a proposta dentro de casa. A procura por uma vida mais saudável está levando as pessoas a cuidarem melhor da alimentação e buscarem por ações que possibilitem esse cuidado com mais sustentabilidade.
As pessoas estão mais cuidadosas com o que preparam e oferecem para a família. Buscam fugir dos alimentos ultraprocessados e aumentar a presença dos orgânicos no dia a dia. Inclusive, estão ensaiando cultivar seus próprios temperos num cantinho do apartamento.
Alecrim, hortelã, sálvia, orégano, cebolinha e manjericão são alguns exemplos de ervas que podem ser cultivadas em ambientes menores, como uma varanda, por exemplo.
Criar uma horta particular é sinônimo de qualidade de vida. Além de demandar contato com a terra e as plantas, também incentiva um consumo maior de vegetais e garante uma alimentação mais fresca e saudável. Isso sem dizer que o cultivo em apartamentos ajuda na decoração também, tornando o ambiente mais aconchegante e acolhedor.
Essas preocupações da SKR também têm uma influência de longo prazo. A experiência em torno do cultivo, sustentabilidade e contato com a natureza atua positivamente nas crianças. O “crescer” aliado com essas pequenas ações, que trazem uma ligação com os ciclos naturais do planeta, ajudam as crianças a se conhecerem melhor e compreenderem mais sobre o mundo, além de trazer um entendimento dos processos por trás da alimentação que chega na mesa e do descarte de resíduos. Dessa forma, a criança, que tem uma conexão forte com o lar, começa a enraizar ações conscientes e responsáveis desde cedo. É o começo de ideias de longo prazo que vão afetar gerações futuras.
É certo dizer que, fora os benefícios de saúde e bem-estar, essas ações atuam em questões de cuidado do planeta e nos lembra que a Terra é nossa casa. Os empecilhos da modernidade estão provocando uma revolução no comportamento das pessoas e promovendo um retorno às raízes.