Desculpe, mas você terá uma experiência de usuário influenciada por conta de:

  • Javascript desabilitado no seu navegador;
  • Navegador antigo/desatualizado;
  • Conexão lenta;
  • Dispositivo lento;
  • Bateria baixa;

Nossos canais de atendimento

Ícone de emailÍcone de telefoneÍcone de whataspp
Ícone de perfil

Portal do cliente

Categoria

Arquitetura

Data

11/06/2021

Compartilhar

Arquitetura

|

11/06/2021

Moema, um bairro onde a arquitetura e a vida cosmopolita convivem em harmonia

Considerado uma referência de bairro em São Paulo, que mais se transformou e se verticalizou em um curto espaço de tempo, Moema durante a década de 30, era uma região operária, devido às inúmeras fábricas que ali se instalaram. Andar pela região traz uma mistura de sensações e uma das melhores experiências da cidade. A vida agitada, com o movimento intenso de pessoas, comércios e carros, aliados aos grandes prédios comerciais que convivem com empreendimentos residenciais verticais, dão um tom cosmopolita ao bairro que vem sendo cada vez mais procurado, tanto por jovens que gostam de um estilo de viver mais descolado e priorizam a mobilidade, quanto por famílias que estão em busca de infraestrutura para viver com conforto e praticidade, já que o bairro possui uma estrutura completa, onde os moradores podem resolver questões rotineiras sem precisar sair dele. Além disso, a região é bastante arborizada e os prédios e calçadas convivem em harmonia com o meio-ambiente.

Essa característica foi moldada ao longo dos anos junto com o crescimento da região e a substituição das casas antigas por prédios residenciais e empresariais com estilos arquitetônicos modernos e contemporâneos. São imóveis luxuosos que enchem os olhos por conta da beleza e pela forma como eles “conversam” com o entorno.

Considerado um bairro comercial e residencial predominantemente de classe média alta, Moema vive uma constante evolução de sua infraestrutura, com a presença cada vez maior de comércios de diversos tipos espalhados pelas ruas charmosas do bairro. Tudo pode ser feito a pé, desde a compra no supermercado, pagar uma conta no banco, ir a um bom restaurante, e, inclusive praticar caminhadas.

O crescimento da região também se estendeu para o aumento de opções de transporte, o que reforça ainda mais a posição de Moema como um bairro bem localizado, pois tem fácil acesso a diversas vias importantes, como avenidas Bandeirantes, 23 de maio, Santo Amaro, entre outras. Com o passar dos anos, a avenida Ibirapuera, tronco central do distrito, ganhou várias estações de metrô da linha Lilás interligando o bairro e facilitando a mobilidade urbana tão almejada. E, sem esquecer que o aeroporto de Congonhas fica ali pertinho facilitando a vida e o deslocamento para quem precisa viajar.

Alguns fatos relevantes sobre Moema
Antes de se tornar um dos bairros mais procurados para se morar, Moema não nasceu com este nome, antes se chamava Indianópolis, nome do bairro vizinho nos dias de hoje. Então, a partir de um abaixo assinado realizado pelos moradores, o então prefeito da época, Jânio Quadros assinou em 1987 o decreto alterando o nome para Moema e delimitou a região entre as ruas Afonso Brás, a avenida Santo Amaro, República do Líbano, Indianópolis, Rubem Berta, Moreira Guimarães e Bandeirantes. Moema vem da palavra Mo-em que em Tupi-Guarani significa “Aurora” - nome dado à região habitada pelos grupos indígenas às margens do Rio Pinheiros, até o início do século XIX.

Durante muito tempo, Moema abrigou baladas e fez muito sucesso com sua vida noturna movimentada e barulhenta. Agora, tem seus agitos com bares para todos os gostos. O Bourbon Street Music Club recebe grandes nomes do jazz e outros gêneros; o Armazém Paulista é um ícone na região com tijolinhos aparentes em algumas paredes e o original chão em ladrilho já envelhecido, dividem olhares com os obsoletos objetos como a caixa registradora da década de 1940; duas colunas fixadas no teto. Outra opção é o Bar do Giba, com seus tradicionais pastéis e chope gelado, a casa faz sucesso no bairro por conta do seu ambiente nostálgico com garrafas de refrigerante Crush e antigas latas de cerveja na decoração.

As opções de passeio e entretenimento em Moema também estão muito ligadas à natureza já que o Parque Ibirapuera com seus mais de 1,5 mil km² encanta a região, assim como todos os paulistanos e os turistas de todos os cantos do mundo.

A região, também, oferece na alameda Iraé, o Parque das Bicicletas criado para quem curte pedalar, andar de patins, skate, patinete, caminhar, fazer exercícios ao ar livre ou até mesmo entrar contato com a natureza. Um lugar bastante arborizado que pode ser uma ótima opção para as crianças que ainda estão aprendendo a andar de bicicleta ou, uma opção para um piquenique com a família.

Escolha a dedo
Visualizando todo o contexto histórico e a valorização crescente do bairro, Moema é um dos locais nos quais a incorporadora SKR investe para construir grandes empreendimentos residenciais verticais com o objetivo de oferecer aos seus clientes uma verdadeira experiência de morar.

A empresa marca presença no distrito com o empreendimento Artisan Moema, que traz uma nova visão de viver. “É um projeto pensado para famílias modernas, alinhado com as principais tendências do mundo e que privilegia a sofisticação”, diz Silvio Kozuchowicz, CEO da SKR.

Os apartamentos do Artisan Moema se destacam pela arquitetura que cria uma sensação de exclusividade. São unidades com espaços de 117 m² a 256 m². “É um empreendimento para quem valoriza os momentos em família e não abre mão de ambientes amplos e confortáveis”, complementa o CEO.

A SKR também trouxe inovação ao bairro com o empreendimento Nomad Moema. O retrofit é o resultado da transformação de um antigo prédio de escritórios em um moderno e icônico apartamento residencial com de 40m² a 115 m². Ele traz como sua principal marca áreas agradáveis e o serviço de concierge por meio de aplicativo criado pela startup que nasceu na Construtora.

Segundo Silvio Kozuchowicz, CEO da empresa, a intenção é sempre inovar com projetos de vanguarda que irão contribuir para a identidade arquitetônica do bairro. “Queremos proporcionar uma nova opção no estilo de vida para quem quer morar em Moema, oferecendo a possibilidade de habitar em um empreendimento com a qualidade de serviços SKR e em uma localização de tirar o fôlego”, aponta.

Ícone de email
Ícone de telefone
Ícone de whatsapp
Ícone de chat