Desculpe, mas você terá uma experiência de usuário influenciada por conta de:

  • Javascript desabilitado no seu navegador;
  • Navegador antigo/desatualizado;
  • Conexão lenta;
  • Dispositivo lento;
  • Bateria baixa;

Nossos canais de atendimento

Ícone de emailÍcone de telefoneÍcone de whataspp
Ícone de perfil

Portal do cliente

Categoria

Arquitetura

Data

22/10/2020

Compartilhar

Arquitetura

|

22/10/2020

Os empreendimentos SKR trazem um olhar contemporâneo com projetos de arquitetura assinados

Uma construtora tem a responsabilidade de contribuir com a paisagem urbana de uma cidade. Lançar um empreendimento não pode vislumbrar apenas o aspecto comercial da ação em si, mas precisa vir acompanhado da preocupação da construtora com toda a região em que aquele lançamento será inserido e com a contribuição que o entorno poderá receber a partir da entrega do prédio. Em todos os empreendimentos da SKR há o reforço do compromisso de sair da imobilidade e contribuir com o local a partir do conceito de arquitetura viva. Silvio Kozuchowicz, CEO da Construtora, salienta que “queremos ir além dos lançamentos ou das entregas de imóveis, queremos fazer parte da vida das pessoas, moradores ou não dos nossos empreendimentos, proporcionando uma integração com o bairro”.

Essa filosofia não fica apenas no papel e é sempre renovada, a cada projeto, com uma assinatura diferente que a SKR preconiza há mais de 35 anos. Exemplo isso é o projeto 55 : Beacon (Luminárias). Assinado pelo escritório de arquitetura aflalo/gasperini arquitetos, o empreendimento traz conceitos que fogem completamente do lugar comum e dos modismos, tornando-se uma referência. São verdadeiros objetos de desejo - para o arquiteto José Luiz Lemos, sócio do escritório, a inspiração é a própria cidade e um empreendimento deve refletir o que a construtora acredita – “existem imóveis antigos em São Paulo, em bairros como Higienópolis, Jardins, entre outros, que são considerados ícones até hoje por trazerem forte identidade, mesmo após décadas de construção; como parceiros da incorporadora SKR, fazemos questão de trazer a visão e a filosofia da empresa nos empreendimentos que ela lança”, afirma.

Com mais de seis décadas de atividade, o aflalo/gasperini arquitetos tem como marca registrada buscar projetos atuais, com capacidade de ter seu legado arquitetônico perpetuado. “Nossa linha conceitual é diversificada, com um repertório mais amplo de soluções e conceitos. Nossa proposta é trazer marcos contemporâneos e atemporais para a cidade”, reflete José Luiz.

Estimulado pelos anseios dos clientes, que querem sempre ir além em suas ideias e motivações, o arquiteto conta que a experiência de buscar algo que não está no cardápio de propostas iniciais acaba rendendo uma experiência de criação mais rica. “Nós mergulhamos em longos processo de pesquisas explorando processos e ferramentas, buscando referências e situamos tudo isso em um contexto que faz sentido em um microclima urbano”, diz. De acordo com José Luiz, como estamos vivemos um momento mais complexo de evolução urbana, a arquitetura pede cada vez mais inovação.

A concepção de um projeto se dá no escritório de José Luiz Lemos com a definição de um partido arquitetônico forte como elemento norteador, onde os processos evolutivos se desenvolvem em busca de um objetivo muito claro, sempre somando ao projeto. “Nós colocamos todas as versões do projeto  na parede e vamos olhando, analisando esse material. Vamos apurando para ver o que faz sentido e entender se estamos no caminho certo”, analisa.

O projeto 55 : Beacon (Luminárias), da SKR, traz o olhar e a assinatura do escritório do arquiteto. Segundo ele, o briefing inicial, feito por Silvio, foi fundamental para dar um pontapé inicial e criar um projeto inovador e ambicioso. “O Silvio trouxe suas ideias e percebemos que esse não seria apenas mais um empreendimento. A partir daí, iniciamos estudos de massa, entendemos proporções para ver como o 55 : Beacon poderia se sobressair no entorno, tornando-o icônico. O resultado foi um edifício esbelto e elevado”, conta Lemos.

Trabalhar um hall urbano, com um grande espaço embaixo do prédio, foi um dos grandes pontos altos do projeto, cujo empreendimento contará com unidades de 35 m² a 50 m². “Analisando a questão da parte comercial, os acessos ao condomínio e aos espaços abertos, priorizamos a fluidez. É um empreendimento que conta com ambientes de uso comum.  Além de um importante destino do bairro, é também um ponto de passagem dos vizinhos que irão acessar a estação de metrô”, reforça o arquiteto.

Outro aspecto marcante do projeto, de acordo com Lemos, foi a definição da linguagem arquitetônica do empreendimento. “Nós focamos muito na questão da volumetria. Buscamos aplicar um desenho com movimento, que tem uma certa informalidade, mas sem ser caricata, enaltecendo a verticalidade através de rugosidade nas fachadas”, explica.

O início de concepção do Luminárias se deu antes da pandemia da Covid-19 e foi concluído enquanto ela estava em curso. “Ao longo dos meses de isolamento, fomos evoluindo o projeto e chegamos à sua versão final”, diz.

O escritório aflalo/gasperini arquitetos é parceiro da SKR de longo tempo. Já assinou vários empreendimentos da empresa em bairros como Vila Madalena e Jardins. E José Luiz afirma que desenhar a arquitetura do Luminárias foi uma grande honra. “Fomos muito felizes em aceitar esse desafio proposto pelo Silvio. E eles também, por aceitar todas as nossas ideias. Foi uma experiência fantástica, o que mostra a nossa sintonia”, conclui.

Ícone de email
Ícone de telefone
Ícone de whatsapp
Ícone de chat