Desculpe, mas você terá uma experiência de usuário influenciada por conta de:
Categoria
Arquitetura
Data
13/05/2021
Arquitetura
|
13/05/2021
Escolher onde morar nunca é uma tarefa fácil, é preciso levar em conta muitos fatores para se tomar uma decisão assertiva. O bairro Vila Clementino resume a busca das pessoas ao atender diversas exigências para quem busca morar com qualidade de vida em São Paulo. Apresentada oficialmente no mapa da capital paulista pela primeira vez em 1897, hoje o bairro, que ao contrário de outros, não nasceu a partir de uma igreja, mas foi estruturado a partir do Matadouro Municipal - que foi instalado na região e lá permaneceu por quatro décadas.
Nos anos 60, a Vila Clementino passou por uma urbanização - o que antes eram chácaras, matas e brejos, começou a ganhar desenhos de ruas e avenidas e a energia elétrica chegou ao bairro junto com dois modais de transporte – o bonde e uma linha de ônibus. No antigo matadouro hoje funciona a Cinemateca Brasileira, responsável por abrigar parte do acervo audiovisual do país.
Localizado na zona sul, o bairro fica perto do Parque Ibirapuera e tem como vizinhos Vila Mariana, Saúde, Mirandópolis , Moema e avenidas e ruas importantes da capital como Sena Madureira, Ascendino Reis, Rubem Berta, Luís Góes, Loefgreen, Domingos de Morais, entre outras, que tornam estratégica sua localização, garantindo o fácil acesso para outras regiões da metrópole, assim como para o interior e para a praia, com as vias urbanas como Marginal Pinheiros, Avenida Bandeirantes e Vinte e Três de Maio, que possibilitam uma ampla circulação. Além disso, o transporte público foi ampliado e não decepciona: a região é servida por diversas linhas de ônibus e pelas linhas de metrô verde, Azul e Lilás, atendendo vários extremos da capital.
O bairro nobre tem uma infraestrutura de serviços e comércio completa, além de concentrar um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação expectativa de vida, natalidade, entre outros fatores.
A região da Vila Clementino possui prédios ricos em tradições, que contam um pedaço da história da cidade e podem ser considerados verdadeiros patrimônios. É o caso do prédio do Liceu Pasteur que abriga uma escola e na parte interna um jardim para brindar os olhos; a Escola Paulista de Medicina com um prédio que ano a ano foi ganhando atualizações, mas a arquitetura de quando foi criado em 1933, prevalece; assim como prédios como o do Instituto Biológico ou mesmo a Igreja São Francisco de Assis ou o Teatro João Caetano. Um destaque também é a Casa Modernista que devido à sua importância histórica, artística, arquitetônica e cultural foi tombada como patrimônio cultural por todos os conselhos de patrimônio da cidade. A construção é datada de 1928 é um marco, já que é a primeira construção modernista do Brasil, e faz parte da história da arquitetura brasileira por ser um marco da transição do estilo clássico para o inovador. Projetada pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik que morou lá. Esses são exemplos de prédios que ganharam status de verdadeiros símbolos de uma história arquitetônica que pulsa pelos bairros de São Paulo.
Mas a Vila Clementino também respira arquitetura moderna e sofisticada, com construções assinadas por Oscar Niemeyer, por exemplo, como é o caso do Parque Ibirapuera, que não por acaso foi eleito o melhor parque da América Sul pelo site TripAdvisor, e oferece atrações e atividades culturais, de lazer e voltadas para a prática de esportes, além de ser pet friendly.
A cultura e a gastronomia na Vila Clementino
Uma ótima possibilidade de entretenimento sem ter que ir para longe são os centros culturais e museus da região, que abriga alguns dos mais respeitados em seus respectivos campos. Como a já citada Cinemateca Brasileira com salas de exibição, famosas esculturas e áreas de convivência, o Museu de Arte Contemporânea, Sesc Vila Mariana, Teatro Popular João Castro, Museu Lasar Segall, Museu do Instituto Biológico, entre outras opções de diferentes áreas. Vila Clementino é uma região rica em diversidade cultural, mas suas ruas são calmas e o clima tranquilo e o verde que adorna a região faz dele um bairro interessante.
Para os apaixonados por gastronomia, o bairro é conhecido pelos restaurantes de alta qualidade. Independentemente da preferência, é possível experimentar culinárias de vários países ou pedir pratos típicos brasileiros. Vista Restaurante, Bráz Pizzaria, Restaurante Lilló, Zino - Adega e Restaurante, Matsuya, Graça Mineira são alguns dos principais estabelecimentos de culinária do bairro. A região tem o melhor dos dois mundos - da badalação à boa gastronomia, sem longas filas de espera na porta de restaurante.
Educação e saúde de mãos dadas na região
Quando o assunto é educação, a Vila Clementino conta com colégios tradicionais como o Marista Arquidiocesano, Objetivo e Anglo-Brasileiro e instituições de ensino superior que são destaques na América Latina como é o caso da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), FMU Campus Vila Mariana, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Isso sem contar que a região é detentora das maiores instituições de saúde da capital por metro quadrado como é o caso do HCor, Hospital São Paulo, Hospital São Camilo, Instituto Dante Pazzanese, entre outras.
Como cereja desse bolo devemos destacar a questão de segurança do bairro. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, além de apresentar um dos menores índices de crime, a região de Vila Clementino é considerada uma das mais seguras e menos violentas da metrópole.
Por conta da multidisciplinaridade da região, é possível encontrar um pouco de tudo. A Vila Clementino é uma dessas regiões que abrange todas as necessidades, prazeres e serviços. E acredite se quiser, não importa se o objetivo seja um programa mais calmo, animado ou gourmet ou se você precisa de farmácia, mercado, padaria ou um comércio diversificado, tudo isso está a distância de uma caminhada.
Com tantas características positivas, misturando um ar do interior com um senso cosmopolita, a Vila Clementino, hoje, faz parte da história de São Paulo e está no radar gastronômico e principalmente, cultural da cidade. A rua Loefgreen é um retrato do que é o bairro com prédios modernos e casas antigas que trazem a história do lugar e dão um ar bucólico para toda a região. E é nessa rua que em breve a SKR – Arquitetura Viva – vai lançar um empreendimento. Próximo do metrô (Linha 5 Lilás – estação Hospital São Paulo), terá unidades com metragem que variam de 26m2, 35m2, 123m2 e 164m2, o lançamento está previsto para o segundo semestre e pretende valorizar ainda mais a região. Clique aqui e conheça o empreendimento na Rua Loefgreen.